quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Postura e Ergonomia aplicada á informática

 O objecto de estudo da ergonomia é a análise da actividade humana, a fim de compreender as interacções que se manifestam entre o ser humano e o seu envolvimento nas actividades de trabalho e pessoal.
 A importância da Ergonomia está na contribuição para a promoção da segurança e bem-estar das pessoas e consequentemente a eficácia dos sistemas nas quais elas se encontram envolvidas.
 Para a quase totalidade dos usuários de informática, a utilização do microcomputador como ferramenta de trabalho não significa mais que sentar diante da máquina, ligá-la e executar as suas tarefas. Poucos, no entanto, têm conhecimento de que uma cadeira inadequada, um monitor com luminosidade além do limite aconselhável, ou mesmo a falta de um apoio para a mão na utilização do rato ou do teclado podem ser sinónimo de desconforto e até mesmo de problemas físicos.
Diversos problemas podem surgir quando não são usadas ferramentas adequadas ás características de cada pessoa. Existem vários itens que devem ser ajustados a cada pessoa:

  • Cadeira: deve ter um encosto alto, com apoio para os braços, da mesma altura do teclado. Precisa de estar posicionado exatamente na curvatura lombar, fazendo com que a coluna se mantenha apoiada.
  • Mesa: Deve ter regulagem independente de altura para monitor e teclado. Deve medir aproximadamente 75cm de altura, mas o teclado tem de estar a 68cm, na altura do cotovelo.
  • Vídeo: A parte superior deve estar a altura dos olhos, a uma distância mínima de um braço, de modo a manter a cabeça na posição vertical.
  • Teclado e mouse (rato): Quando usar o mouse, movimente o braço inteiro, e não somente a mão. Deve-se sempre procurar manter um apoio para o braço e para as mãos.


Problemas com o uso de computadores não estão apenas relacionados com uma má postura ou com o uso de equipamentos inadequados. Também deve levar-se muito em conta a apresentação, ou a forma como os programas de aplicação que o usuário estiver a usar se comportam e se compõem. Cores muito fortes, ou programas que possuem muitos pontos chamativos, tiram a atenção do usuário, causando uma poluição visual, que com o passar do tempo, resultam em cansaço mental. É de grande importância que a pessoa se sinta psicologicamente bem quando estiver a trabalhar.

Implicações do mau uso de equipamentos e má postura

Diversos problemas podem surgir quando não estão a ser seguidas as exigências de um ambiente de trabalho aconselhável:

  • Fadiga: Queda do rendimento e diminuição da capacidade de trabalho. É causada por alteração nas propriedades dos músculos, intoxicação local ou por longas jornadas de trabalho contínuas e sem interrupções.
  • Dores na vista: O ato de concentrar a atenção durante muito tempo no brilho do monitor causa uma diminuição significativa no piscar de olhos. A superfície da córnea é afetada, resultando em irritação, vermelhidão e cansaço dos olhos. Fazer pausas frequentes, olhar para objetos distantes várias vezes a cada hora (relaxamento muscular), e piscar os olhos ajuda a relaxar e refrescar a vista ajudam a relaxar a vista.
  • Dores nas costas: Provocada pelo uso de móveis não adaptados á pessoa. Cadeira inadequada é o maior causador de dores nas costas. O encosto da cadeira precisa de estar posicionado exatamente na curvatura lombar, fazendo com que a coluna se mantenha apoiada. o encosto também deve ser flexível a ponto de não permitir que o usuário escorregue para trás.
  • LER (Lesão por Esforço Repetitivo): Causada pelo excessivo uso do teclado ou do mouse (rato) por um longo período, principalmente quando não se está a usar o computador com um postura correta. Em alguns casos, a LER pode ficar restrita ao membro afetado, normalmente mãos e braços. No início há inflamação, que exige imobilização e remédios adequados. Dependendo da qualidade de repouso ( que deveria durar alguns meses) que o paciente tem após a imobilização, ele pode ou não estar apto para voltar ao trabalho. Alguns voltarão a sentir dor cinco minutos após voltar ao serviço que faziam antes, outros horas, outros meses.
A tenossinovite é a mais conhecida delas. Caracteriza-se pela inflamação dos tendões, que em estágio avançado, pode provocar espasmos de dor que impedem que a pessoa segure até mesmo um objeto leve, como uma caneta, e é de difícil recuperação. 



Sem comentários:

Enviar um comentário