segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Multimedia (conceito)

   Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação). A palavra Multimédia é composta por duas partes: multi e media.
  •  Multi vem do latim multus e significa numeroso ou múltiplo.
  • Media é o plural da palavra latina medium, um substantivo que significa
    meio ou centro.
     
 O termo multimédia refere-se
portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimédia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como os CDs(CD-ROM,MINI-CD,CD-CARD) e DVDs, abrange também nas ferramentas de informática a utilização de arquivos/ficheiros digitais para a criação de apresentações empresariais, catálogos de produtos,exposição de eventos e para catálogos eletrónicos com mais facilidade e economia. Privilegiando o uso dos diversos sentidos (visão, audição e tacto), este tipo de tecnologia abrange diversas áreas de informática.

    No âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação:

Define-se multimédia ou multimédia digital como a utilização diversificada de meios, tais como texto, gráficos, imagens, vídeo e áudio, que vão ser processados por computador e depois podem ser armazenados e transmitidos.

 Os sistemas multimédia interativos assumem, atualmente, uma importância crescente em todas as áreas da atividade humana que dependem da comunicação eficaz, incluindo a educação, o comércio, a indústria e os serviços.
Se for permitido ao utilizador controlar que elementos são apresentados e quando o são, diz-se que estamos perante multimédia interativa.


O desenvolvimento das tecnologias interativas resultou da convergência da informática, das telecomunicações e do entretenimento. As aplicações multimédia interativas são hoje utilizadas em casa, nas escolas e nas empresas para ensinar, formar e aprender, entreter, persuadir, documentar, vender e comunicar de forma mais eficiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário