Interface gráfica do utilizador ou usuário (GUI , do inglês Graphical User Interface) é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais.
A interação é feita geralmente através de um rato ou um teclado,
com os quais o usuário é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de
forma a obter algum resultado prático. Esses símbolos são designados de
widgets e são agrupados em kits.
Do desenvolvimento e da investigação realizada com o GUI resultam os ambientes de realidade virtual, Através do uso de ambientes virtuais e da estimulação de todos os sentido do utilizador (visão, audição, tato) obtêm-se os ambientes imersivos.
Os estímulos do sentido do utilizador é efetuado através de dispositivos que permitem a interação com os objetos do ambiente virtual, como: auscultadores, capacetes de visualização, luvas de dados, etc.
História :
Como boa parte das tecnologias existentes, a ideia de uma Interface
Gráfica do Utilizador (GUI) começou muito tempo antes de possuirmos a
tecnologia necessária para implementá-la. Uma das primeiras pessoas a
pensar nessa possibilidade foi o engenheiro, inventor e político
Vannevar Bush.
Inspirado pelo trabalho de Vannevar Bush, o engenheiro elétrico Douglas
Engelbart visualizou a possibilidade de usar computadores para aumentar o
intelecto humano, em vez de substituí-lo. Ele acreditava que, com
informações dispostas em uma tela, o usuário poderia se organizar de
maneira gráfica e pular de uma informação para outra, sempre que
necessário.
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