quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Tipos de fontes bitmapped e escaladas

  • As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho especificos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.





  •  As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser intrepertadas( rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.

  1. As fontes TYPE1 foram desenvolvidas pela Adobe.
As informações das fontes TYPE1 são guardadas no windows, em 2 ficheiros:
PFB (Printer Font binary) -  extensão para o tipo de fonte Postsript Type1. Contêm informação sobre os contornos dos caracteres;

FPM (Printer Font metric)   -  extensão do ficheiro com informações sobre a métrica da fonte impressa. Contêm informação sobre as características do espaço horizontal e vertical dos caracteres, nomeadamente do Kerning.



   2. As fontes TRUETYPE foram inicialmente criadas pela Apple.

Cada fonte TRUETYPE contêm o seu próprio algoritmo para converter as linhas de contorno em bitmaps. Estas fontes são dimensionáveis para qualquel altura e podem ser impressas exactamente como aparecem no ecrã.

 Estas não são compativeis com o código PostScript e, por isso, é necessário convertê-las em fontes TYPE1, tornando a impressão lenta e com erros. Devido a esta incompatibilidade, este tipo de fonte acaba por não ser muito utilizado em impressoras PostScript .
As informações das fontes TRUETYPE são guardadas, no Windows, apenas um ficheiro com extensão TTF ( TrueType File).



   3. As fontes OPENTYPE foram criadas pela Microsoft e Abode para melhorar a portabilidade e a independência dos documentos entre diferentes plataformas, simplificando as operações de gestão de fontes uma vez que apenas existe um ficheiro por fonte compatível om ambas as plataformas (windows e Mac). Trata-se de um padrão de codificação de texto que suporta todos os idiomas, tendo sido uma tentativa de construir uma ponte entre as fontes TrueType e Postscript.

Estas fontes podem ser correctamente dimensionadas para qualquer tamanho. São fontes transparentes e legíveis em todos os tamanhos e suportadas pelo windows em todos os dispositivos de saída.



Sem comentários:

Enviar um comentário