segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Modelos de Cor

Existem vários modelos de cor no campo da imagem digital que estão adaptados a dispositivos de saída (monitores, impressoras).

Modelo de Cor RGB :

RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). 
O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.

Profundidade de cor : A profundidade de cor indica o número de bits usados para representar a cor de um píxel numa imagem. Este valor é também conhecido por profundidade do píxel.
Resolução e tamanho: A resolução de uma imagem é a quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, isto é, o número de píxeis por polegada.
 A resolução de uma imagem digital determina não só o nível de detalhe como os requisitos de armazenamento da mesma - quanto maior a resolução de uma imagem maior será o tamanho do ficheiro de armazenamento.


Modelo de Cor CMYK :
O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow).
A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.

O modelo CMY baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros. Por isso, é considerado um modelo subtrativo porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objeto. 
O modelo CMYK utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem certas cores e refletem outras.


Modelo de Cor HSV :

O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.

  • Tonalidade: Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360 (para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%).
  • Saturação: Também chamado de "pureza". Indica a maior ou menor intensidade da tonalidade. Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%  (o valor 100% indica uma cor saturada ou pura e o valor 0% indica a inexistência de cor ou a aproximação aos cinzentos).
  • Valor (brilho): Define o brilho da cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. Atinge valores de 0 a 100% (o valor 100% indica que a cor é saturada ou pura e o valor 0% indica que a cor é muito escura ou preta. Luminosidade refere-se á luz refletida e brilho á luz emitida.
A tonalidade e a saturação são elementos de crominância, pois fornecem informação relativa à cor. 
 
 
A perceção da luminosidade (luz refletida) e do brilho (luz emitida) são elementos de luminância.
O modelo HSV baseia-se na perceção humana da cor do ponto de vista dos artistas plásticos. Isto é, os artistas plásticos para obterem as várias cores das suas pinturas combinam a tonalidade com elementos de brilho e saturação, sendo mais fácil e benéfico do ponto de vista profissional utilizar este modelo de cor do que um em que apenas se pode manusear as cores como uma combinação de três cores (RGB).
 
 
Modelo de Cor YUV :
 
Nenhum dos modelos anteriormente citados tem em conta uma propriedade da visão humana. Esta é mais sensível às mudanças de intensidade da luz (luminância) do que da cor (crominância). O modelo YUV tem em conta esta característica.
O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão.
Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente.
O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V = red - Y).
 
O modelo YUV é adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. O modelo YUV é também adequado para sinais de vídeo. Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância. 
 

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