quarta-feira, 29 de maio de 2013

Microsoft Visual Basic - construção de programas / programação

O Microsoft Visual Basic permite criar programas , tanto complexos como simples. O utilizador ativa o programa e utiliza-o clicando em botões que desempenham várias funções. Neste projeto temos um título escrito através de uma label , uma caixa de texto onde o utilizador pode inserir dados (adequados ao programa) e temos um botão ("validar") que ativa , neste caso, a data no calendário e a hora do dia atual. O botão "sair" fecha o programa.





Neste programa temos novamente uma label , uma caixa de texto (Textbox) que não permite a inserção de dados ao utilizador , dois botões que permitem apagar e repor o texto presente na TextBox.





Nesta ficha 5 , temos como ferramentas novas a line shape (linha) e a rectangle shape (retângulo) , utilizados na estética do interface do programa. A textbox a azul não permite introdução de dados , apenas se destina ao resultado. Os botões "Juntar" , "Trocar", "Limpar" e "Sair" correspondem , respetivamente, á junção dos dois nomes inseridos nas caixas de texto acima, á sua inversão/troca, á eliminação de todos os dados presentes nas 3 caixas de texto e ao fecho do programa.






segunda-feira, 8 de abril de 2013

Introdução ao estudo da Programação

Vamos agora iniciar uma nova unidade didática , a Programação. Nesta unidade iremos utilizar o programa Visual Basic , o qual nos possibilitará a criação dos interfaces das nossas aplicações.


A programação é muito importante no mundo informático, aliás, fundamental. A programação é então instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação. 

Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.
Uma Linguagem de programação é um sistema de escrita para enunciar as operações a executar por um computador e são compostas por uma terminologia e um conjunto de regras de sintaxe , correspondendo a sinais que assumem determinados significados para o processador e ao modo correto de utilizar os termos da linguagem para formular instruções válidas para
a máquina, respetivamente.

Essas linguagens de programação podem ser :



  • De alto nível : é como se chama, na Ciência da Computação de linguagens de programação, uma linguagem com um nível de abstracção relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registadores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível.
Exemplos de linguagens de alto nivel : ASP ; ActionScrip.


  • De baixo nível :  trata-se de uma linguagem de programação que compreende as características da arquitetura do computador. Assim, utiliza somente instruções do processador, para isso é necessário conhecer os registadores da máquina. Nesse sentido, as linguagens de baixo nível estão diretamente relacionadas com a arquitetura do computador. 


Exemplos de linguagens de baixo nível : Assembly.


Linguagens-máquina : Todo computador possui um conjunto de instruções que seu processador é capaz de executar. Essas instruções, chamadas de código de máquina, são representadas por sequências de bits, normalmente limitadas pelo número de bits do registador principal da CPU. Esse Código é chamado de Código Binário. São formados por 0 e 1

Linguagens-Assembly : É a linguagem de nível imediatamente acima da linguagem de máquina. Ela possui a mesma estrutura e conjunto de instruções que a linguagem de máquina, porém permite que o programador utilize nomes (chamados mnemónicos  e símbolos em lugar dos números. A linguagem assembly é também única para cada tipo de CPU, de forma que um programa escrito em linguagem assembly para uma CPU poderá não ser executado em outra CPU de uma família diferente.

Linguagem de alto nivel : Linguagem de programação de alto nível é como se chama, na Ciência da Computação de linguagens de programação, uma linguagem com um nível de abstracção relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registadores.  Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível.

Diferença entre algoritmo e programa :


Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstrato — dizendo de outra forma, um programa é um algoritmo concretizado. No entanto, os programas são, à exceção dos menores, visualizados mais facilmente como uma coleção de algoritmos menores combinados de um modo único — da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes.
Dessa forma, um algoritmo é uma descrição de como um computador pode ser levado a executar uma operação simples e específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que na verdade implementa uma ou mais operações de forma que seja útil para as pessoas.









Envelhecimento de fotografias - Photoshop

Através do Adobe Photoshop consegui proceder ao envelhecimento de fotografias variadas , como por exemplo :


  • O envelhecimento de um pombal :





  • O envelhecimento de um carro :






  • O envelhecimento de uma foto com os colegas :




quarta-feira, 3 de abril de 2013

De volta ..

Estou de volta pessoal ! Como vos disse antes das férias da Páscoa , o período correu mal .. Mas estou ag de volta para melhorar em todos os sentidos e apostar na criatividade e imaginação para obter bons resultados, visto também que é o último período.
O último programa utilizado foi o Adobe Photoshop , em que procedemos á recuperação e manipulação de imagens . Neste 3º período , começaremos por utilizar também o mesmo programa , Photoshop , com outros objetivos.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Balanço final do 2º Período

Foi um período mais difícil , passámos á prática , ou seja , aplicar os conhecimentos , não no papel , mas no computador, em determinados programas. Não estou muito á vontade com essa componente, mas acabei por entregar todos os trabalhos , uns melhores outros piores , mas pelo menos tudo dentro do "médio". Resumindo , foi um período um pouco negativo , desci ligeiramente a minha classificação mas vou ganhar motivação para o próximo período (ou é neste ou também nunca vai ser) .
Desejo desde já uma boa Páscoa a todos e vemo-nos no último período (:

Trabalhos final - Photoshop

Foi-nos proposto realizar três trabalhos utilizando o Photoshop : Através de uma imagem , criar outra igual com algumas diferenças (Manipular imagens); Restauro de uma imagem ; Montagem de imagens.´

Trabalho 1 - Duplicar uma imagem , uma mantém-se original e na outra aplicam-se as diferenças.



Trabalho 2 - Restauro de uma imagem danificada.




Trabalho 3 - Montagem de imagens.















quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Visita ao Museu do Som e da Imagem

Realizámos uma visita ao Museu do Som e da Imagem com o objetivo de conhecer as histórias respetivas á origem e desenvolvimento do Teatro , da Fotografia e do Cinema .
Ao longo da visita pudemos observar vários instrumentos relacionados com essas artes , e também conhecer um pouco da história da nossa cidade , Vila Real , no âmbito dessas áreas . Acompanhámos a história de Vila Real desde o Primeiro Teatro (1846) ao Teatro Avenida (1930), e até á atualidade , por exemplo. Visualizámos vários instrumentos utilizados na produção dessas três técnicas (fotografia, teatro e cinema) e assistimos a uma demonstração sintética de alguns deles , instrumentos estes doados ao Museu por individuos da sociedade , entre os quais colecionadores particulares deste tipo de peças/antiguidades, e por instituições diversas . 
Na minha opinião foi uma visita útil , tanto a nivel cultural como informático .



Turma razoavelmente agradável :)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Trabalhos CorelDraw (separador)


Criação de um separador/marcador que podem usar para marcar as páginas dos livros , entre outros.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Trabalhos CorelDraw

Aprendemos mais recentemente, no desenho vetorial do CorelDraw, como organizar variadas formas e objetos.


Trabalhos CorelDraw

 Trago para vocês algumas das minhas criações utilizando as ferramentas de preeenchimento interativo do CorelDraw .












Perspetivas para o 2º Período

Olá a todos , estou de volta ao trabalho ! :)
Neste 2º periodo tenho maiores perspetivas , e não podia ser de outra maneira. Ano novo, vida nova, e tem mesmo que ser diferente . Portanto, vou-me esforçar por vos fazer entender tudo o que continuarei a publicar e esforçar-me por fazer trabalhos decentes, o caminho é sempre a subir !